Notícias

III SIEA


           O III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: o avesso das práticas pretende consolidar e ampliar o espaço crítico que vem se constituindo em nossa região, como lócus privilegiado para a reflexão e o debate em torno dos temas relacionados ao ensino da  arte, pesquisa e criação poética.  Essa edição propõe a discussão em torno das práticas e seus bastidores, para visibilizar e compartilhar intenções, estratégias e metodologias, memórias e experiências em âmbito ampliado. A programação é voltada para a comunidade de professores de artes da rede geo-educacional de Pelotas, alunos da graduação e da pós-graduação, artistas e profissionais atuantes na área, com atividades que compreendem palestras, oficinas, grupos de trabalho, rodas de conversa, atrações culturais e mesas de debates.

       O evento é promovido pelo Centro de Artes da UFPel em parceria com programas de Pós Graduação e Grupos de Pesquisa e ocorrerá de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2017, nas instalações do Centro de Artes/UFPel, Pelotas.

Mais informações acesse: 

http://wp.ufpel.edu.br/artenaescola/iii-seminario-internacional-ensino-da-arte/

por Juliana Ulguim



III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares 

 07 e 09 de novembro de 2017
 Jaguarão-RS


Mais informações acesse: https://claec.org/ehm/
Página do Facebook: https://www.facebook.com/encontrohm/

por Juliana Ulguim



3ª SIIEPE
SEMANA INTEGRADA
UFPEL 2017



Mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/siiepe/

por Juliana Ulguim




por Juliana Ulguim


II ENLICSUL
II PIBID/SUL
II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UNISINOS


Mais informações acesse: http://www.unisinos.br/eventos/ii-enlicsul-ii-pibid-sul-ii-seminario-institucional-pibid-unisinos-ex123210-00001

por Juliana Ulguim


VI SEMINÁRIO PIBID UFPEL

Mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/pibid/2017/08/02/vi-seminario-pibid-ufpel/

por Juliana Ulguim

Letícia Lanz para falar sobre Identidade e Expressão de Gênero na UFPEL

Mais informações no site: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/06/08/nugen-traz-leticia-lanz-para-falar-sobre-identidade-e-expressao-de-genero/



por Juliana Ulguim

PIBID FEEVALE



por Juliana Ulguim



VIDEOCAMP



E abaixo, leiam o Guia prático para conduzir discussões - dá para fazer dpwnload - pode ser utilizado para várias temáticas de filmes: http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/…/…/practical-guide/pt.pdf


por Juliana Ulguim



CONVOCATÓRIA MIRADAS ENREDADAS 2017

Exposição coletiva internacional e itinerante aberta à participação de artistas-docentes de todo o mundo e organizada em dois formatos: virtual e real.

Data limite de envio: 30 de abril de 2017

Mais informações: www.esibit.com



por Juliana Ulguim


 "XIX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE" EM RIO GRANDE

Mais informações acesse o site: http://xixforumpaulofreire.wixsite.com/forum2017



por Juliana Ulguim



por Juliana Ulguim

Programação de Novembro - Cine UFPel na luta pela educação!


Em apoio a mobilização pelas pautas da greve da UFPel e ao movimento (RE)EXISTÊNCIA do Centro de Artes, a sala de cinema da universidade promove uma programação especial em novembro, recheada de debates e filmes sobre questões políticas e educacionais.

Destaque para os filmes "A educação proibida" e "Quando sinto que já sei" duas produções sobre a educação e a sociedade. Ambas as sessões terão debates pra lá de especiais.

E atenção!!! O filme mais badalado do ano no Brasil chega a Pelotas!!! Em parceria com Calvero, "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, terá duas sessões no Cine UFPel, uma delas com debate.

E ainda tem a "Mostra de curtas da Paraíba", descentralizando o acesso a produção audiovisual brasileira. Nessa mostra, ocorrerá um debate sobre a importância da arte na educação e a produção de curtas.




por Juliana Ulguim


CHIMARRÃO REFLEXIVO DA (RE)EXISTÊNCIA

       E na mesma quarta, após a nossa reunião que pretende se estender até às 18h, teremos o Chimarrão Reflexivo da (RE)Existência, no Colégio Pelotense, 19h.



por Maristani Zamperetti e Juliana Ulguim


   RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: IMERSÕES POÉTICAS


   E continuando a divulgação/participação nas atividades: a Profa. Márcia Marcia Strazzacappa(UNICAMP) estará aqui na próxima semana para palestrar sobre Dança e Artes. Na segunda, dia 07, às 19h ela fará palestra no Aud. 1 do CA - o assunto é sobre Arte, nos interessa.

Além disso, divulgo atividade IMPORTANTE para vcs, que como alunos do CA poderão participar (residência artística da Profa. Márcia) - vejam o e-mail para contato.








por Maristani Zamperetti e Juliana Ulguim


REUNIÃO GERAL DO PIBID UFPEL      

      CONFIRMADA A REUNIÂO GERAL DO PIBID UFPEL para o dia 09 de novembro, 14h. Local: Auditório do Colégio Pelotense. Todos devem estar presentes. Quem tiver trabalho na escola agendado, comunicar-se com o coordenador responsável pela escola, pois a prioridade será a reunião.       
por Juliana Ulguim


PALESTRA SOBRE A PEC 241, 
quinta-feira dia 03/11, 17h30, no auditório da Faculdade de Medicina. Para todas nós, que precisamos entender as repercussões das medidas. 


por Maristani Zamperetti e Juliana Ulguim

VIII SECONEP


O grupo de extensão e pesquisa: Design, Escola e Arte do Centro de Artes – UFPel
e o Centro Cultural Marrabenta/Pelotas - Maputo convidam a comunidade de Pelotas e região a participar do VIII SECONEP - Seminário da Consciência Negra de Pelotas.


O evento acontecerá nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de Novembro de 2016 em diferentes locais da cidade, possibilitando o amplo acesso do público às atividades realizadas. A abertura oficial do VIII SECONEP será realizada no dia 16 às 18 horas no Museu do Doce, Praça Coronel Pedro Osório, Nº 8, Pelotas/RS, e contará com exposições, palestras e apresentações artísticas, visando a democratização do debate à comunidade e homenagenagear às senhoras: Marta da Luz Neves, Eloha Brizolara e Marielda Barcellos Medeiros, todas escolhidas pela comunidade local como grande representantes da comunidade negra pelotense.
No dia 17 de novembro haverá apresentação de trabalhos científicos cuja temática envolva a Arte, História e Cultura Afro-brasileira,  África e Diáspora Africana.
O VIII SECONEP, tal como já ocorreu em outras edições, no ano de 2016 estará promovendo um espaço de trocas acadêmicas para exposições de pesquisas ou atividades de extensão desenvolvidas junto à coletivos ou manifestações negras. Poderão se inscrever para apresentação de trabalhos graduandos, pós-graduandos ou recém egressos da universidade, assim como demais pesquisadores. Para inscrever seu trabalho, acesse a fanpage https://www.facebook.com/seconep/?fref=ts ou envie um e-mail para deaufpel@gmail.com, solicitando os arquivos: Inscrição de Trabalhos Científicos e Modelo Resumo. Serão fornecidos certificados de apresentação e participação.

Durante os 5 dias, o VIII SECONEP pretende abrir espaço para discussão e construção de propostas engrandecedoras para a população com palestras, oficinas, workshops, exposições, apresentações artísticas e projeção de filmes para todas as idades.


No site www.seconep.blogspot.com.br você encontrará informações com a programação completa. Faça parte da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As inscrições já estão abertas!



(por Juliana Ulguim)


(por Juliana Ulguim)


 VEM AÍ O SARAU CULTURAL!!!

        No dia 22 de outubro das 8hs ao meio dia acontecerá na escola Areal o sarau cultural. No sábado teremos atividades como oficinas de dança, teatro, música e grafitti. Neste dia também acontecerá a inauguração da RÁDIO DA ESCOLA! Para maiores informações procure o Grêmio Estudantil e/ou o Grupo de Pibidianos do turmo da tarde! Esperamos vocês! 

                                                                                                         (por Silvia Nunes e Juliana Ulguim)


                                                                                                                       (por Juliana Ulguim)

            Questões étnico-raciais e ações afirmativas na sala de aula: diálogos e perspectivas - Pelotas, 20 e 26 de outubro de 2016

PROGRAMAÇÃO:
Dia 20 de outubro
MANHÃ
8h30 – 12h
Atividade CulturalRoda de conversa:Questões étnico-raciais na sala de aula: inquietações e desafios
Convidados/as: Profa. Marielda Medeiros (Ex-assessora da Educação para Relações Étnico-Raciais - SEDUC/RS), Profa. Rosana Pedroso Nunes (Assessoria Afro-Indígena/5ª Coordenadoria Regional de Educação), Profa. Tatiana Cristina Ugoski Rodrigues (EMEF Nestor Crochemore)
TARDE14h –
18h
Oficinas:
1. Teatro do Oprimido – TOCO (Teatro do Oprimido na Comunidade/UFPel)
2. Personagens negros/as na literatura infantil – Profa. Helenira Brasil (IE Assis Brasil e SECULT)
3. Grafismo indígena: relação entre a alma e alteridade – Kauwá Apuriña (indígena e mestranda em Antropologia/UFPel)
4. História da África - Prof. Paulo Pezat (UFPel)
NOITE
19h – 22h15
Atividade Cultural
Mesa-redonda: Reflexões sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena e a implementação das leis 10.639.03 e 11.645/08
Convidados/as: Profa. Ledeci Lessa Coutinho (Secretária Municipal de Educação de Canguçu), Prof. Bruno Ferreira (indígena da etnia Kaingang / Instituto Estadual de Educação Indígena Angelo Manhká Miguel / Doutorando Educação UFRGS) e Prof. Caiuá Cardoso Al-Alam (Unipampa)
Dia 26 de outubro
MANHÃ
8h30 – 12h
Roda de conversa: Percepções e vivências sobre ações afirmativas e o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena
Convidados/as: Profa.Luciana Custódio (fundadora do Coletivo Rosas do Gueto e do Projeto Resgatando a Identidade Afro na Educação Infantil), Profa. Maritza Ferreira Freitas (Coordenadora do NEABI do Colégio Municipal Pelotense/Faculdade ANHANGUERA), Profa. Carla Avila (UCPel)
TARDE
14h – 18h
Oficinas:
1. Colorindo o pensamento: grupos indígenas no Brasil – Equipe do Projeto Temática Indígena na Escola
2. Saúde Indígena, plantas medicinais e preparo de fitoterápicos - Leonardo Christian (Acadêmico do Curso de Medicina e indígena da etnia Tuxá)
3. Estamparia com símbolos adinkras – Profa. Marielda Medeiros e Profa. Rosana Pedroso Nunes
4. Localizar a branquitude para descolonizar: qual o lugar do/a branco/a na escola? - Amanda Medeiros (estudante Antropologia UFPel)
NOITE
19h – 22h15
Atividade cultural – Marra canto pá ocê
Mesa-redonda: Cotas e ações afirmativas: reflexões e saberes na universidade e na escola
Convidados/as: Profa. Dra.Georgina Nunes (FAE e NUAAD/UFPel), Edson Kaiapó (Coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA), Antônio Leonel Rodrigues Soares (estudante UFPel e Coordenador da Federação das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul) e Prof. Fábio Gonçalves (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas)
LOCAL: Auditório da Escola Técnica Estadual João XXIII (Rua Sete de Setembro, 258, Centro)
Inscrições gratuitas através do e-mail projetocotas2016@gmail.com
Certificado: 40 horas/aula
VAGAS LIMITADAS
Promoção: Projeto Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e a escola.



                                                                                                (por Maristani Zamperetti e Juliana Ulguim)


         XV Seminário de História da Arte - de 7 a 9 de novembro, no MALG. Envio de resumos de 1 página até dia 28 de outubro. Trabalho completo após o aceite do trabalho.



                                                                                      (por Maristani Zamperetti e Juliana Ulguim)

VI ENCONTRO NACIONAL DE LICENCIATURAS(ENALIC)

V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID
V Seminário Nacional do PIBID
X Seminário Institucional PIBID/PUCPR

Periodo: 14, 15  e 16 de dezembro de 2016
Local: PUCPR

COMISSÃO GERAL

Ana Maria Eyng  (PUCPR)
AwdryFesserMiquelin (UTFPR)
Leonir Lorenzetti (UFPR) 
Márcia Marlene Stentzler (UNESPAR )
Maria Odete Tenreiro(UEPG)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Mirian Guebert  (PUCPR)  - Coordenador
Sueli P. Donato (PUCPR) 

MODALIDADE DE TRABALHOS

1. COMUNICAÇÕES - no formato de artigo (até 4 autores) texto de 6 a 8 páginas no total, incluindo, título, resumo (200-250 palavras), 3 a 6 palavras-chave, corpo do texto e referências, letra arial tamanho 12 e espaçamento 1,5 - nas normas da ABNT.

2. POSTER - texto de 1 página no formato do evento (até 6 autores)

3. RODA DE CONVERSA - resumo estendido texto de 2 páginas, incluindo, título, tema, objetivo ou problema, referencial teórico metodológico, relato da experiência, letra arial tamanho 12 e espaçamento 1,5 - nas normas da ABNT. 

NORMAS E ORIENTAÇÕES
1 - Inscrições individuais na categoria de ouvintes sem vinculação com apresentação de trabalhos serão somente validadas conforme a disponibilidade de vagas divulgadas no site do Evento 15 à 20/11 
2 -  Ao realizar a inscrição para apresentação de trabalhos, APENAS UM dos autores deverá enviar o texto que será submetido à apreciação do comitê científico.

3 - Os trabalhos aprovados requerem confirmação de presença no evento por um dos seus autores  
4 -  Apenas os trabalhos aprovados e cujas apresentações forem confirmadas no prazo estabelecido serão incluídos na programação do evento.
5 - A publicação dos trabalhos nos ANAIS será condicionada à apresentação no evento. 
6 -  Cada autor poderá participar de no máximo 2 trabalhos (independente da modalidade) sendo 1 trabalho como primeiro autor e 1 como co-autor.

EIXOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1.Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica  e práticas  docentes
Coordenação:
Sonia Ana C. Leszczynski  (UTFPR)
AwdryFesserMiquelin (UTFPR)
2.Políticas de avaliação - com ênfase nos programas de avaliação do sistema, das instituições e dos processos de ensino e da aprendizagem.
Coordenação:
Márcia Marlene Stentzler (UNESPAR)
Dulcyene Ribeiro (UNIOESTE)
3. Políticas Públicas e identidade docente - com ênfase com ênfase em referenciais políticos e epistemológicos sobre carreira e valorização dos professores
Coordenação:
Maria Odete Tenreiro (UEPG)
Leila Freire (UEPG)
4. Políticas educacionais e Currículo - com ênfase nas novas demandas curriculares para a formação de professores e para a docência no cotidiano das escolas de educação básica
Coordenação:  
Desire Luciane D. Lima

5. Educação, diversidade e Inclusão social - com ênfase na relação entre educação, as culturas populares e movimentos sociais
Coordenação:
AnorSganzerla (PUCPR)
6. Educação, linguagens, tecnologias e valores - com ênfase com ênfase em referenciais, metodologias e práticas  na formação humana na perspectiva emancipatória
Coordenação:
Joselia Ribeiro (PUCPR)
Cristina YukieMiyaki (PUCPR)
7. Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade - com ênfase na educação em direitos humanos, na superação das violências e das indisciplinas nas escolas
Coordenação:
Carlos Alberto Albertuni (UEL)
8. Alfabetização e letramentos -com ênfase em referenciais, metodologias e práticas  aplicadas na alfabetização, numeramento e no letramento científico
Coordenação:
Leonir Lorenzeti (UFPR)
Joanez  Aparecida Aires (UFPR)

Mais informações acesse o site: http://www4.unioeste.br/eventosunioeste/apresentacao-enalic


(por Juliana de Ávila Ulguim)


O grupo de pesquisa Caixa de Pandora do Centro de Artes – UFPEL convida a todas(os) para o V SIGAM – Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória, que ocorrerá no período de 23 a 25 de novembro de 2016, na cidade de Pelotas/RS.
slider post _EDITAL- SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE COORDENAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO
O evento traz como tema Transgressões de Pandora: subjetividades e polifoniaspara propor debates interdisciplinares em torno das identidades, iconologias e discursos entabulados pelo feminismo e ativismo de gênero conforme comparecem nas diferentes manifestações culturais e artísticas.
Para fomentar as discussões contaremos com a presença de pesquisadoras, ativistas, docentes e discentes da pós-graduação e da graduação em artes e humanidades, integrantes de movimentos sociais, de instituições públicas e privadas do Brasil e exterior. A programação compreende conferências, mesas redondas, sessões de comunicações e relatos de experiências, oficinas, mostras e atividades culturais. Nossa intenção é promover o intercâmbio de saberes e práticas, difundir as investigações e ampliar o espaço para expressões em prol da igualdade.
                                                                                               por Juliana Ulguim



                                                                                                      por Maristani Zamperetti

II ENCONTRO HUMANÍSTICO MULTIDISCIPLINAR / I

 CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS 

HUMANÍSTICOS MULTIDISCIPLINARES

Dias 10, 11 e 12 de novembro de 2016, no campus da UNIPAMPA, em Jaguarão/RS.

ATENÇÃO! AS SUBMISSÕES DE TRABALHOS ENCERRAM-SE NO DIA 28/08/2016.

* Os artigos aprovados serão publicados em uma edição especial da revista Conexões Culturais, disponível em
http://periodicos.claec.org/index.php/cc.

Maiores informações sobre o evento em http://claec.org/ehm/ e aquihttps://goo.gl/NVhzAZ





                                                              por Maristani Polidori e Juliana e Ulguim




FUNDARTE ABRE INSCRIÇÕES PARA O 25º SEMINÁRIO

 NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO


          Estão abertas desde 1º de agosto, as inscrições para o 25º Seminário Nacional de Arte e Educação que a FUNDARTE promoverá de 06 a 08 de outubro de 2016. Neste ano, o Eixo Temático será “Arte e Educação: Poéticas, Pesquisa e Docência”. Ele busca refletir sobre três enfoques centrais no processo educacional: o ensino, o trabalho artístico e a pesquisa em arte e educação.
Dentre as atividades programadas, ocorrerão painéis, mesas temáticas com comunicação oral (relatos de experiência e comunicações), pôsteres, vivências, oficinas, exposição de arte e programação cultural.
Os temas abordados no evento serão: A função da Arte na Escola de Educação Básica; O professor pesquisador na sala de aula; A legislação e o Ensino de Arte no século XXI; Relações entre o professor artista e o artista professor; Tecnologias na sala de aula e no espetáculo; Projetos de Inclusão a pessoas com deficiências, na perspectiva da arte; Projetos Sociais na perspectiva do Ensino de Arte; As várias disciplinas e seu diálogo com a Arte; 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS – O Ensino de Arte na Escola e o Papel da Universidade.
As oficinas oferecidas neste ano são as seguintes: 
1.KOMBINA SEMENTE
Ministrante: Chris Dias (KOMBINA)
2.MIRABOLÂNCIAS PELO MUNDO
Ministrante: Estevão Marques
3.EDUCAÇÃO E CINEMA: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS A PARTIR DE FILMES
Ministrante: Lutiere Dalla Valle
4.HISTÓRIAS DAQUI
Ministrantes: Maria Helena Bernardes e Fernando Mattos
5.GRAFFITI VIVÊNCIA E PRÁTICA
Ministrante: Luis Flavio Trampo (Arte Urbana)
6.OFICINA DE TEATRO E PERFORMANCE – JOGOS E LINGUAGEM.
Ministrante: Fernando Villar
7.OBJETOCOISA: ABORDAGENS POÉTICAS SOBRE O SUJEITOBJETO
Ministrante: Helene Sacco
8.OFICINA EXPERIMENTAL DE PERCUSSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL
Ministrante: Eduardo Pacheco
9.LABORATÓRIO DE MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA
Ministrante: Maico Silveira
10.O ENSINO DA TÉCNICA DO BALÉ HOJE
Ministrante: Zélia Monteiro
11.A HORA “A”
Ministrante: Sinara Maria Boone
As inscrições devem ser feitas no site da FUNDARTE. Os valores são os seguintes: até 23/09 – R$180,00; após 23/09 – R$210,00; grupos institucionais acima de 10 pessoas – R$120,00; professores da UERGS – R$90,00; participantes do Polo Arte na Escola da FUNDARTE – R$90,00; alunos da UERGS e da FUNDARTE – R$70,00; Comerciários e dependentes com Cartão Sesc/Senac – R$ 70,00.
Depois de feita a inscrição no site da FUNDARTE, os valores devem ser depositados no Banco do Brasil na Agência 0318-2 conta corrente 22727-7 em nome da Associação Amigos da FUNDARTE. O comprovante de depósito deve ser encaminhado para o e-mail 25seminário@fundarte.rs.gov.br
Mais informações pelo e-mail fundarte@fundarte.rs.gov.br, pelo sitewww.fundarte.rs.gov.br, ou fone (51)3632-1879, ramais 213 e 214.

                                                por Juliana Ulguim

Pibid - Artes Visuais na UNESCO Arts Education Week


O Pibid - Artes Visuais participou da UNESCO Arts Education Week - Online Exhibition 2016, a Semana de Arte/Educação promovida pela UNESCO, enviando três trabalhos fotográficos sobre a temática Pluralidade Cultural. Os bolsistas participantes deste evento foram Ericsson Araujo, Humberto de Souza e Uidis Evangelista. Os trabalhos podem ser vistos na publicação: http://www.inaea.org/ArtEducationWeek2016/index.html


                                                             por Maristani Zamperetti e Juliana Ulguim


II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: CULTURAS E PRÁTICAS DO COTIDIANO





   De 14 a 16/10/2015 no Centro de Artes/UFPEL ocorrerá o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE evento que pretende consolidar e ampliar o espaço crítico, reflexivo e o debate em torno dos temas relacionados à Arte e seu ensino, à Cultura Visual, às poéticas do cotidiano, à educação e à escola em pesquisa interdisciplinar para além das fronteiras do estado e do país.
As Inscrições para comunicações irão até o dia 16 setembro de 2015. Inscrevam-se!!!

         Mais informações: 
 http://paeufpel.blogspot.com.br/2015/08/ii-seminario-internacional-ensino-da.html


                                                                                                          por Lauro Cirne


_____________________________________________

 IV Simpósio Internacional de Gênero, Arte Memória - SIGAM 2014 

                                                                                                                          


         O IV SIGAM - Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória propõe a compreensão dos discursos e das políticas em torno da igualdade de gênero através do  intercâmbio de diferentes experiências acadêmicas, artísticas e políticas. Considerando os propósitos e os resultados alcançados nas edições anteriores, o evento confirma seu potencial para a promoção de uma discussão crítica e aprofundada, assim como o alargamento dos horizontes de pensamento que não seja restrito às disciplinas, como normalmente acontece.  A continuidade do evento se justifica pelo saldo positivo alcançado, qualificação e ampliação de pesquisas nesse campo de conhecimento; e, pela necessidade de ultrapassar as desiguldades significativas que persistem e se expandem através de outros dispositivos técnicos e simbólicos, apesar do protagonismo feminino e da “arte insubordinada” que o ativismo cultural forja e incentiva nas mais diversas formas de expressão. 

Mais informações: http://www.sigamufpel.com.br/#!apresentacao/cjg9


                                                            por Shayda Cazaubon Peres


___________________________________________________________________________


XIII SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE

                                                                                                                          
       
      Os Seminários de História da Arte oportunizam a apresentação, discussão e divulgação dos resultados de pesquisas realizadas na área por alunos e professores do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, como também de investigações desenvolvidas por alunos e professores de outras unidades da UFPel e de pesquisadores de outras Universidades da Região Sul do Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2014 no Centro de Artes/UFPel.


                                                                                   por Shayda Cazaubon Peres


___________________________________________________________________________

MPU - Mostra da Produção Universitária

                                                                                                                             






        A Comissão Organizadora anuncia que a 13ª Mostra da Produção Universitária (MPU)  acontecerá no CIDEC-Sul e nos Prédios 1, 2 e 3 no Campus Carreiros da FURG dos dias 14 a 17 de Outubro de 2014. O evento reúne estudantes, docentes e técnicos administrativos em educação atuantes em todas as áreas do conhecimento, oportunizando a integração e multiplicação dos saberes de ensino, extensão, pesquisa, inovação e cultura. 

       A Mostra de Produção Universitária destina-se a alunos da FURG e de outras Universidades, de graduação ou pós-graduação, da região que desenvolvam trabalhos de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação de um ou mais docentes. Com isto, pretendemos divulgar os resultados de suas atividades, e criar um ambiente acadêmico que propicie o conhecimento dos trabalhos realizados e das metodologias de pesquisa, ensino, extensão, inovação tecnológica e artístico-cultural desenvolvidos na zona sul do estado do Rio Grande do Sul.

Mais informações: http://mpu.furg.br/


                                                                                  por Shayda Cazaubon Peres

___________________________________________________________________________

III ENCONTRO REGIONAL SUL PROJETO ARTE NA ESCOLA: Inovações Metodológicas

                        
                                                                                                                            



       O III Encontro ocorrerá do dia 08 a 10 de Outubro de 2014 e tem como tema o ensino da arte vinculado às questões de formação, estratégias metodológicas e projetos pedagógicos; para fomentar o debate contamos com a participação de profissionais reconhecidos pelas inovações metodológicas que propõem para o ensino de artes, compreendendo o campo ampliado da cultura visual, o professor/artista, a construção de portfólio do professor, mediações e expedições artísticas. Entendemos que a discussão deve ser aberta e ampliada à participação da comunidade de professores e graduandos da região sul, retomando perspectivas interinstitucionais e transdisciplinares de ação, para tanto incentivamos a apresentação de comunicações e relatos de experiências, propomos oficinas, mostras e atividades culturais, constituindo um espaço colaborativo de aprendizagem em torno da formação docente, formação continuada e o ensino de artes nas diferentes linguagens.

       O público alvo são coordenadores, professores e alunos dos polos arte na ecola da região sul, alunos e professores das áreas de artes, educação, comunicação, professores da rede de ensino, educadores e comunidade em geral.

Apoio: Centro de Artes/Faculdade de Educação/Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mais informações: http://paeufpel.blogspot.com.br/2014/06/iii-encontro-regional-sul-projeto-arte.html


                                                                                    por Shayda Cazaubon Peres

___________________________________________________________________________

FUNDARTE
Arte e Educação: os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo
                                                                                                                         
Cartaz Seminário


       A Fundação Municipal de Artes e Montenegro é um dos principais polos culturais da cidade, com promoção de eventos culturais e principalmente com o ensino de Artes.  Um desses eventos é o FUNDARTE que ocorrerá nos 06 à 08 de Outubro. Nesse evento será abordado as linguagens das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, além de aspectos gerais da Educação, com o olhar direcionado a práticas inovadoras e propostas que reflitam o nosso tempo.

      O Seminário se constitui de painéis, palestras, oficinas, comunicações de pesquisas, relatos de experiências docentes, exposições, pôsteres e programações culturais, com número estimado de 360 participantes, oriundos de várias cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros.

Entre os objetivos deste evento, estão:
- Fomentar o diálogo e a inter-relação entre as várias linguagens das áreas;
- Refletir e reavaliar práticas docentes, na perspectiva das propostas de ensino contemporâneo;
- Estabelecer espaços e redes de trocas entre os participantes;
- Ampliar o referencial teórico enriquecido pelos debates e contribuições de todos.

Valores:
- Até 22 de setembro: R$ 150,00
- Após 23 de setembro: R$ 180,00
- Grupos institucionais acima de 10 pessoas: R$ 110,00
- Professores da UERGS: R$ 80,00
- Alunos da UERGS e da FUNDARTE: R$ 60,00
- Participantes do Polo Arte na Escola da FUNDARTE: R$ 80,00

Mais informações e inscrições: www.fundarte.rs.gov.br


                                                                            por Shayda Cazaubon Peres

___________________________________________________________________________

                                         


XXIII Congresso de Iniciação Científica (CIC) e do XVI Encontro de Pós-Graduação (ENPOS)

                                                                                                                                   





    
    Do dia 09 à 12 de setembro de 2014, ocorrerá no Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) as edições de 2014 do XXIII Congresso de Iniciação Científica (CIC) e do XVI Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

        Os eventos serão abertos à comunidade em geral, com inscrições nas modalidades de ouvinte ou de autores de trabalhos. As inscrições podem ser feitas por alunos do ensino superior, de instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.



Mais informações: 
CIC: http://www2.ufpel.edu.br/cic/2014/?sec=home
ENPOS: http://www2.ufpel.edu.br/enpos/2014/?sec=home


                                                                           por Shayda Cazaubon Peres

___________________________________________________________________________

II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança 




      Compartilho a oportunidade em participar das discussões do II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da criança, que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto de 2014. Com a presença do Prof. Manuel Jacinto Sarmento, sociólogo da Infância e diretor do Centro de Educação da Universidade do Minho, em Portugal.

       O encontro abordou a complexidade e multiplicidade da infância, reconhecendo o universo da criança como um mundo a parte, distinto do adulto e de suas influências. E a necessidade de dar voz a criança, sem as costumeiras imposições dos adultos e do contexto, entendendo que, para alem de educar a criança somos educados por elas.
      Os estudos da Infância compõe uma nova área de pesquisa, que recebe atenção mundial dos teóricos em educação e se propõe, a construir na primeira fase da vida, um ser humano livre, independente das construções sociais, condições de existência e representações históricas previamente estabelecidas.

                                                                                                                                                 por Lauro Cirne


Nenhum comentário:

Postar um comentário